Fisiculturismo
Seja bem vindo ao fórum do fisioculturismo, para poder ter acesso completo ao fórum e poder postar, terá de se registar.

Registe-se, ajudando desta forma a dar visibilidade a este fórum e se possível apresente-se à comunidade.



Participe do fórum, é rápido e fácil

Fisiculturismo
Seja bem vindo ao fórum do fisioculturismo, para poder ter acesso completo ao fórum e poder postar, terá de se registar.

Registe-se, ajudando desta forma a dar visibilidade a este fórum e se possível apresente-se à comunidade.

Fisiculturismo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como agir em caso de lesão

2 participantes

Ir para baixo

Como agir em caso de lesão Empty Como agir em caso de lesão

Mensagem  Colossus Sex Dez 25, 2009 8:13 am

LESÕES NA ACTIVIDADE FÍSICA


Quando acontece a lesão...

Lesões há muitas, mesmo numa actividade normal do dia-a-dia uma lesão pode acontecer, saiba como actuar para aliviar a dor e recuperar o bem-estar.

Músculos, ligamentos e tendões, são sujeitos a muitos esforços, por vezes excessivos e inadequados, pelo que o risco de lesão é real, e pode acontecer a qualquer momento, em consequência de movimentos repetitivos ou posturas incorrectas, de um acidente ou uma queda, da prática de desporto sem aquecimento prévio, ou ainda do levantamento de pesos de forma brusca.

A maioria das lesões desportivas são resultado de um traumatismo "externo", de forças dinâmicas internas ou de um esforço de sobre uso.

Conhecer as suas causas e mecanismos será a melhor maneira de as evitar e controlar.

Se desenvolveu uma lesão, sente dor, diminuição de força, instabilidade, tensão muscular intensa, deve procurar imediatamente um profissional de saúde para avaliar o grau de gravidade da sua lesão, aconselhar e prestar os primeiros cuidados.

Saiba no entanto que cuidados deve ter nas primeiras 48 horas após uma lesão (ruptura muscular ou ligamentar, entorse, traumatismo, etc.) pois são determinantes para uma recuperação mais rápida e eficiente.

Assim nas primeiras 48 horas:

Deve Fazer:

• Repouso - Parar toda a actividade que provoque aumento de dor ou outra sintomatologia.
• Gelo - Aplicar na região lesada, durante 15 minutos , de 3 em 3 horas.
• Compressão - Comprimir a região lesada de modo a controlar o edema e o derrame.
• Elevação - Elevar a zona lesada de modo a facilitar a circulação sanguínea de retorno.
• Avaliação/Diagnóstico - Procure imediatamente um profissional de saúde qualificado no despiste, tratamento e aconselhamento destas situações.

Não Deve Fazer:

• Calor - Promove a vasodilatação, aumentando o derrame.
• Álcool - Não deve beber bebidas alcoólicas porque o álcool é um potente vasodilatador.
• Massagem - Aumenta o edema e o derrame, sendo agressiva para os tecidos em cicatrização.
• Actividade - Solicitar demasiado cedo as estruturas pode agravar a situação.

Contra a dor:

A utilização de medicamentos para alívio da dor (analgésicos) e para alívio da inflamação (anti-inflamatórios), quer de aplicação na região afectada ou de forma oral, requer aconselhamento médico e/ou farmacêutico.

Para retomar a actividade desportiva de forma segura, não basta estar completamente recuperado da sua lesão.
É essencial readquirir força, flexibilidade, mobilidade, equilíbrio, coordenação e segurança emocional, para uma prática saudável do exercício físico.

Como é que um Fisioterapeuta o poderá ajudar?

O Fisioterapeuta é um profissional de saúde qualificado na prevenção, avaliação e tratamento das lesões dos tecidos moles.

Com conhecimentos de biomecânica, patologia tecidular, fisiologia da reparação e muitas vezes com prática em equipas desportivas, os Fisioterapeutas estão habilitados a fazer:

• Despiste, aconselhamento, prevenção e tratamento das lesões de natureza traumatológica e ortopédica;
• Programas de exercícios adequados de aquecimento, alongamento, flexibilidade e fortalecimento;
• Imobilizações com objectivos terapêuticos ou de prevenção;
• Selecção de materiais adequados para a prática desportiva, como por exemplo a escolha do calçado;
• Planos de cuidados e de integração progressiva na actividade desportiva.


Última edição por Colossus em Sex Abr 16, 2010 7:09 am, editado 2 vez(es)
Colossus
Colossus
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 42
Localização : Planeta Terra!

https://fisioculturismo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como agir em caso de lesão Empty Re: Como agir em caso de lesão

Mensagem  drunodrr Qui Jan 14, 2010 8:36 am

*só para meter mais alguma informação

GELO OU CALOR

O frio já era utilizado para tratar vários problemas médicos desde os Gregos e Romanos. No século XX realizaram-se muitos estudos para determinar qual o melhor método para o tratamento das lesões: frio ou calor. No fim do século as pesquisas centravam-se na procura de compreender porque é que as aplicações de frio eram benéficas e como e quando deveriam ser realizadas. As terapias usando o calor (termoterapia) e usando o frio (crioterapia) não levam à cura de nenhuma lesão. Porém, são instrumentos importantes que auxiliam no tratamento de varias patologias. Cada uma das modalidades apresentam características próprias:

Gelo
Diminuição da circulação
Diminuição do metabolismo
Diminuição da inflamação
Diminuição da dor (anestesia)
Diminuição do espasmo muscular

Calor
Aumento da circulação
Aumento do metabolismo
Aumento da inflamação
Diminuição da dor (analgesia)
Diminuição do espasmo muscular

A terapia com gelo é o melhor tratamento imediato para lesões agudas porque reduz o inchaço e a dor. O gelo é um vasoconstritor e limita a hemorragia interna no local da ferida. Em caso de lesão aplique gelo várias vezes por dia, durante 48h.

Por sua vez, a terapia de calor é geralmente usada em lesões crónicas ou lesões que já não apresentam inflamação ou inchaço. Como o calor aumenta a circulação e a temperatura, não se deve aplicar calor em lesões agudas que apresentem sinais de inflamação.

Tanto o calor como o frio não devem ser aplicados directamente no corpo. A forma mais correcta de aplicação será através da utilização de uma toalha entre a pele e as fontes de aquecimento/arrefecimento, de forma a prevenir queimaduras.

Contudo, como referenciado no post anterior, logo que possível, deve realizar uma consulta médica para obter um diagnóstico da lesão e receber, se necessário, o tratamento.

Em geral eu opto (também depende do tipo de lesão, e varia de pessoa para pessoa) aplicar frio nas primeiras 24h, terapia de calor+frio a partir das 24h/48h com resultados bastante bons.
Em relação á terapia opto sempre por um “frio seco”, e um “calor húmido”, existe bastante bibliografia a aconselhar/desaconselhar isto, mas tem resultado comigo… e mais uma vez:

“Se desenvolveu uma lesão, sente dor, diminuição de força, instabilidade, tensão muscular intensa, deve procurar imediatamente um profissional de saúde para avaliar o grau de gravidade da sua lesão, aconselhar e prestar os primeiros cuidados.”

Agora, para “encher” um pouco mais o post (uma repetição da info que coloquei acima):

Existem dois tipos básicos de lesões atléticas: agudas e crónicas

• Dor aguda surge rapidamente e tem uma duração curta
• Dor crónica desenvolve-se lentamente e é persistente e de longa duração.


Lesões agudas e crónicas

As lesões agudas são lesões traumáticas súbitas e intensas que ocorrem imediatamente (ou dentro de algumas horas) e provocam dor (possivelmente uma dor severa). A maioria das dores agudas resulta de alguma espécie de impacto ou trauma como uma queda, uma entorce ou uma colisão, sendo bastante óbvia a causa da lesão.

As lesões agudas provocam também sinais e sintomas comuns de lesão, como a dor, a sensibilidade, o tom vermelho da zona afectada, calor na zona afectada, inchaço e inflamação. Se houver inchaço, a lesão é aguda.

Lesões crónicas, por outro lado, podem ser subtis e de desenvolvimento lento. Por vezes surgem e desaparecem, e podem provocar uma dor pouco intensa. Normalmente são resultado de excesso de uso, mas também podem desenvolver-se quando uma lesão aguda não é tratada de forma apropriada e não sara convenientemente.


Terapia de frio com gelo

A terapia de frio com gelo é o melhor tratamento imediato para lesões agudas, uma vez que reduz o inchaço e a dor. O gelo é um constritor de vasos (provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos) e limita as hemorragias internas no local da lesão. Aplique gelo (embrulhado numa toalha fina para maior conforto) na área afectada durante 10 a 15 minutos de cada vez. Permita que a temperatura da pele retorne ao normal antes de aplicar uma segunda ou uma terceira vez. Pode aplicar gelo numa lesão aguda várias vezes por dia, durante até três dias.

A terapia de frio também é útil no tratamento de algumas lesões de excesso de uso ou dores crónicas em atletas. Um atleta que sofre de dor de joelho crónica que aumenta após correr poderá aplicar gelo na área afectada após cada corrida para reduzir ou prevenir a inflamação. Não é útil aplicar gelo numa lesão crónica antes do exercício.

A melhor forma de aplicar gelo numa lesão é utilizar uma compressa de gelo de alta qualidade, por estas se moldarem à parte corporal lesionada. Também se podem obter bons resultados através da utilização de um saco de ervilhas congeladas ou fazendo uma massagem de gelo com água congelada num copo de papel ou um saco com cubos de gelo.


Terapia de calor

O calor é geralmente utilizado para tratar lesões crónicas ou lesões agudas que não apresentem inflamação ou inchaço. É ideal para utilizar em casos de músculos ou articulações doridas ou rígidas. Atletas que sofrem de dores ou lesões crónicas podem utilizar a terapia de calor antes do exercício para aumentar a elasticidade dos tecidos conectivos da articulação e estimular o fluxo sanguíneo. O calor pode também ajudar a relaxar músculos contraídos ou espasmos musculares. Não se deve aplicar calor após o exercício. Após o treino, o gelo é a opção certa para aplicar numa lesão crónica.

Como o calor aumenta a circulação e a temperatura da pele, não se deve aplicá-lo às lesões agudas ou a lesões que apresentem sinais de inflamação. Para aplicar calor de forma segura, faça-o durante 15 a 20 minutos de cada vez e utilize camadas suficiente entre a sua pele e a fonte de calor para evitar queimaduras.

O calor húmido é o melhor, por isso experimente utilizar uma toalha molhada em água quente. Pode comprar compressas de aquecimento atléticas de utilizar o calor frequentemente. Nunca aplique as compressas de calor durante mais de 20 minutos de cada vez ou enquanto dorme.

Como algumas lesões podem ser sérias, deverá consultar o seu médico se a sua lesão não melhorar, ou se piorar, dentro de 48 horas.

Link´s:

http://www.manz.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=746&Itemid=80
http://www.idesporto.pt/marchaecorrida/lesoes.html


Claro que melhor que o tratamento existe a prevenção… e como foi referenciado no 1º post o aquecimento, alongamentos… têm uma importância extrema na prevenção. E não basta “aquecer”, nem “alongar”, é necessário saber aquecer e alongar de acordo com o treino efectuado/ a efectuar. Encontrei um artigo até interessante que fala no tipo de aquecimento (series de aquecimento) para diferentes tipos de treino, assim que acabar de traduzir coloco aqui.

Abraço
drunodrr
drunodrr

Mensagens : 24
Data de inscrição : 13/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como agir em caso de lesão Empty Re: Como agir em caso de lesão

Mensagem  Colossus Qui Jan 14, 2010 8:55 am

Obrigado pela partilha drunodrr! Very Happy
Colossus
Colossus
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 42
Localização : Planeta Terra!

https://fisioculturismo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como agir em caso de lesão Empty Re: Como agir em caso de lesão

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos