Fisiculturismo
Seja bem vindo ao fórum do fisioculturismo, para poder ter acesso completo ao fórum e poder postar, terá de se registar.

Registe-se, ajudando desta forma a dar visibilidade a este fórum e se possível apresente-se à comunidade.


O Guaraná e os seus efeitos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Guaraná e os seus efeitos

Mensagem  Francisco M em Qui Jun 03, 2010 7:54 am

O guaraná (Paullinia cupana) entra na categoria de ervas estimulantes com efeitos semelhantes ao da cafeína. É encontrado em muitos suplementos chamados energéticos ou para a função de perda de gordura. Comercializados amplamente com diversos nomes. Derivado da semente e da goma proveniente da árvore, o guaraná é comercializado principalmente como supressor do apetite, estimulante do sistema nervoso central e como substância que acentua o poder atlético e aumenta a energia.

O guaraná contém 3,6% a 5,8% de cafeína comparada a 1% ou 2% presentes no café (Natural Medicines Database, 2005). O guaraná também contém os alcalóides* teofilina e teobromina, taninos e saponinas, não esquecer que a cafeína também é um alcalóide. Os efeitos colaterais do uso do guaraná são semelhantes aos da cafe­ína, tais como hipertensão, ansiedade, dor de cabeça e estimulação cardíaca. Acredita-se que o guaraná tem o potencial de interagir com diversos tipos de suplementos e medicamentos, incluindo suplementos contendo cafeína, efedrina, inibidores da monoamina oxidase (IMAO)*, entre outros.

Como se trata de um estimulante poderoso, o metabolismo é elevado e consequentemente o gasto calórico também aumenta. Portanto para perda de peso parece ter o efeito desejado, e é mais seguro do que anfetaminas e efedrinas, por exemplo. Porém as doses e os horários de utilização devem ser bem orientados, por exemplo: não é recomendado utilizar antes da prática de exercícios aeróbicos mais longos ou mais intensos, pois existirá sobrecarga excessiva sobre o sistema cardiovascular.

*Monoamina oxidase (IMAO) - Os inibidores da monoamina oxidase (IMAO) são uma classe de fármacos que actuam bloqueando a acção da enzima monoamina oxidase, sendo utilizados no tratamento da depressão.

*Alcalóide é uma substância de caráter básico derivada principalmente de plantas (mas não somente, podendo ser também derivadas de fungos, bactérias e até mesmo de animais)que contêm, na sua fórmula, basicamente nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono.
Alguns Alcalóides: Cafeína, Cocaína(Proveniente da coca), Pilocarpina, Papaverina/Morfina/Heroína/Codeína(Provenientes da papoila), Psilocibina(Proveniente dos cogumelos psicadélicos), Almíscar(Extraído de uma glândula do cervo-almiscarado).

Escrito e adaptado por Francisco Mendes.


Última edição por Francisco M em Seg Jun 07, 2010 3:03 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Francisco M

Mensagens : 48
Data de inscrição : 21/01/2010
Idade : 25

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Guaraná e os seus efeitos

Mensagem  Colossus em Qui Jun 03, 2010 8:08 am

5 estrelas!

_________________
"Eat for nutrition and food value. Emphasize natural foods, avoid processed foods and eliminate junk entirely." - Vince Gironda ...
avatar
Colossus
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 35
Localização : Planeta Terra!

Ver perfil do usuário http://fisioculturismo.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum