Fisiculturismo
Seja bem vindo ao fórum do fisioculturismo, para poder ter acesso completo ao fórum e poder postar, terá de se registar.

Registe-se, ajudando desta forma a dar visibilidade a este fórum e se possível apresente-se à comunidade.



Participe do fórum, é rápido e fácil

Fisiculturismo
Seja bem vindo ao fórum do fisioculturismo, para poder ter acesso completo ao fórum e poder postar, terá de se registar.

Registe-se, ajudando desta forma a dar visibilidade a este fórum e se possível apresente-se à comunidade.

Fisiculturismo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo sobre a Caseína!

4 participantes

Ir para baixo

Tudo sobre a Caseína! Empty Tudo sobre a Caseína!

Mensagem  Colossus Qui Jan 28, 2010 11:39 am

O que é a Caseína?

A caseína, é a proteína dominante do leite de vaca, compreendendo 80% do total. Existem diferentes tipos de Caseína: alfa (s1), alfa (s2), beta e Kapa. Estas associam-se de maneira a formar estruturas complexas conhecidas como “micelas”. As micelas da caseína são grandes e de tamanho variado, mas têm um peso molecular de cerca de 2.8 x 10.


Para que serve a Caseína?

A caseína é usada principalmente como um anti-catabólico – quer dizer, uma proteína que ajuda a diminuir a perda de massa muscular.


A que conclusões chegaram as pesquisas?

A caseína tem vindo a “sacudir” o mundo do culturismo por uma variedade de razões: Algumas baseadas na ciência e outras baseadas no marketing e publicidade com origem nas empresas de suplementos á procura de um novo produto para vender, como alternativa ao já muito saturado mercado da whey.

Ao contrário da whey, cuja pesquisa nos mostra que as formas não-desnaturadas são as biologicamente activas, existem poucas pesquisas que mostrem que determinada forma de caseína seja superior a outra em relação aos seus efeitos na massa muscular ou outros relacionados com os atletas. Neste momento, as pessoas não se deveriam deixar influenciar pela publicidade das empresas de suplementos, que afirmem que determinada forma de caseína seja superior a outra.
No entanto, dado que a maioria dos estudos recentes têm usado a forma de caseína micelar – e é lógico pensar que o corpo humano prefere a sua forma nativa – Por agora iremos assumir (e assumir, é algo muito perigoso no mundo da ciência) que a caseína micelar é a forma superior de caseína.
No entanto, é claramente evidente a necessidade de mais pesquisa nessa área.

Um estudo em especial, chamado “Proteínas de digestão rápida s e lentas modificam de forma significativa a deposição de proteína após as refeições” , foi o responsável pelo ressurgimento do interesse na caseína e levou a uma grande confusão, desinformação e produção pelas empresas de suplementos, e por pretensos especialistas, que pretendiam ou vender caseína ou criar-lhe má fama de modo a protegerem as suas próprias vendas de proteína whey.

A verdade acerca do estudo que causou todo este tumulto, tem sido muito difícil de descobrir…até agora. A premissa básica acerca deste muito badalado estudo, está em que, a velocidade de absorção dos aminoácidos da dieta (da proteína ingerida), varia de acordo com o tipo de proteína alimentar que a pessoa ingere. Os investigadores pretendiam saber se o tipo de proteína ingerida iria afectar a perda, deposição e síntese de proteína após uma refeição. Para testar esta hipótese, administraram caseína (CAS) e proteína whey (WP) a um grupo de jovens adultos em jejum.


Aqui está o que descobriram:

Arrow A WP provoca um aumento dramático, mas de curta duração, nos níveis plasmáticos dos aminoácidos.

Arrow A CAS induziu um aumento moderado e constante no nível de aminoácidos no plasma sanguíneo (hiper-aminoácidemia).

Arrow A perda de proteína corporal foi inibida em cerca de 34% após a ingestão da CAS, mas não após a ingestão da WP.

Arrow A síntese de proteína após a refeição foi estimulada em 68% pela refeição com WP a um nível mais baixo com a refeição com a CAS (+31%).



Os investigadores deste estudo concluíram que:

“… a velocidade da digestão da proteína e a absorção dos aminoácidos nos intestinos, tem um grande efeito no anabolismo proteico do organismo, após apenas uma refeição…”

Basicamente, o estudo chegou á conclusão de que a CAS era boa a prevenir a degradação de proteína (proteólise), mas não tão boa a aumentar a síntese de proteína, a WP teve basicamente o efeito oposto: aumentou a síntese de proteína, mas não preveniu a sua perda (proteólise).

A razão de isso acontecer, é que a proteína whey é absorvida de forma rápida (sendo uma proteína altamente solúvel) e uma grande parte dela é oxidada, enquanto a caseína forma uma espécie de “bola” no estômago e é absorvida de forma lenta (sendo uma proteína bastante insolúvel), Fazendo assim com que haja um nível constante de aminoácidos. É por isso que a whey é considerada uma proteína “rápida” e a caseína uma proteína “lenta”. Até aqui tudo bem, certo?


Então o que podemos concluir a partir deste estudo e quão úteis são os resultados?

Tal como na maioria dos estudos, os resultados foram interessantes e foram também de pouca utilidade para as pessoas no mundo real. Porquê? Porque os indivíduos do estudo estavam em jejum (Não ingeriram alimentos durante um longo período de tempo) O que claramente não reflecte a forma como as pessoas - especialmente culturistas e outros atletas - se alimentam normalmente. Será que esses resultados seriam válidos em condições mais “realistas”, onde as pessoas ingerissem alimentos a cada poucas horas e/ou misturassem as proteínas com outros macro nutrientes (i.e., carbohidratos e gorduras)?

A resposta a esta questão é provavelmente negativa, e é exactamente isso que esses mesmos investigadores descobriram quando tentaram recriar um padrão de alimentação mais realista. O seu estudo seguinte chamou-se “O tempo de digestão das proteínas é um factor independente regulador da retenção de proteína após as refeições”. Quatro grupos de cinco a seis indivíduos jovens e saudáveis receberam:

Arrow Uma refeição simples com apenas caseína de digestão lenta (CAS).

Arrow Uma refeição simples com apenas aminoácidos em forma livre, recriando a composição da caseína (AA).

Arrow Uma refeição simples de apenas proteína whey de digestão rápida (WP).

Arrow Ou varias refeições de proteínas whey (RPT-WP) recriando uma digestão lenta (i.e., reflectindo a forma como as pessoas se alimentam na realidade).


Então o que descobriram?

Resumindo e concluindo, administrar às pessoas, doses múltiplas de whey – o que recria a forma como as pessoas se alimentam no dia-a-dia – teve basicamente os mesmos efeitos que uma simples dose de caseína, e misturando a whey com gorduras e outras proteínas, praticamente eliminou qualquer diferença significativa entre as duas proteínas.

A conclusão técnica deste estudo foi: “As refeições rápidas induziram um aumento forte, rápido e transitório da aminoacidemia, fluxo de leucina e oxidação. Após as refeições lentas, estes parâmetros aumentaram moderadamente, mas de forma mais duradoura. Os níveis de leucina depois das 7 horas foi mais alto após a refeição lenta do que após as refeições rápidas (CAS:38+/-13 vs. AA: - 12 +/- 11, P < 0,01; RPT-WP: 87 +/- 25 vs. WP: 6 +/- 19 micromol/kg, P < 0.05). O rácio de digestão de proteína é uma factor independente modulador da deposição de proteína após refeição” .

No entanto, a história não termina aqui, até porque a este estudo se seguiram outros estudos feitos pelo mesmo grupo de investigadores e por outros grupos, que descobriram que esses efeitos poderiam ser diferentes em idosos vs. Jovens, e homens vs. Mulheres! Confuso não?


Vamos confundir o assunto um pouco mais ainda? Yup.

Um estudo chamado “Efeito de uma dieta hipo calórica, aumento da ingestão de proteína e treino de musculação na massa muscular e perda adiposa em polícias obesos”, teve alguns resultados interessantes e conflituosos em relação ao estudo descrito acima.

Este estudo focou-se nos efeitos de uma dieta moderadamente hipo calórica (défice de calorias), alta em proteína e no treino de musculação, utilizando whey ou Caseína, versus apenas só dieta e os seus efeitos na composição corporal. Foi realizado um estudo aleatório com a duração de 12 semanas, em que se comparou as mudanças na composição corporal produzida por 3 diferentes modalidades de tratamento em 2 grupos de estudo.

Arrow Grupo 1 (n = 10) foi colocado numa dieta hipo calórica simples (80% das calorias necessárias).

Arrow Grupo 2 (n = 14) foi colocado numa dieta hipo calórica, com alto conteúdo de proteína (1.5 g/kg/dia) sob a forma de hidrolisado de Caseína, mais treino de musculação.

Arrow Grupo 3 (n = 14) foi colocado num protocolo idêntico ao Grupo 2, excepto que a fonte de proteína foi um hidrolisado de whey.

No estudo viu-se que a perda de peso foi aproximadamente a mesma nos 3 grupos, cerca de 2.5 kgs.
No entanto, a perda de massa adiposa e as mudanças na massa magra foi bastante diferente entre os 3 grupos. A perda de massa adiposa foi de 2.5 kgs no primeiro grupo, 7.0 no segundo e 4.2 kgs no terceiro. Então o grupo da caseína perdeu mais gordura. E em termos de massa magra, esta não sofreu alterações no primeiro grupo, enquanto que no grupo da caseína houve um ganho de 4 kgs, e 2 kgs no grupo da whey.

Então, os indivíduos do grupo da Caseína perderam mais gordura e adicionaram mais massa magra (musculo) do que o grupo da whey e do que o grupo que utilizou apenas a dieta. Isto traduziu-se num maior aumento da força muscular no grupo da caseína do que no grupo da whey (O aumento de força do peitoral, ombros e pernas foi de aproximadamente 59% para a caseína e aproximadamente 29% para a whey, o que é uma diferença significativa entre os grupos).

Os investigadores chegaram á conclusão de que: “ Esta diferença significativa da composição corporal e força muscular, é provavelmente causada pelo aumento da retenção de nitrogénio e efeito anti-catabólico geral causado pelos péptidos do hidrolisado de Caseína”.


E em relação a resultados no mundo real?

Os culturistas adaptaram a ideia de usar a caseína na ceia, antes de deitar, para limitarem a perda de massa muscular durante o sono. Muitos também usam a caseína, só ou combinada com a whey - como fonte de proteína durante o dia. A maioria dos atletas que fazem isso, acham que vale a pena utilizar e adicionar a caseína na dieta desta forma, embora seja quase impossível estimar qual o efeito que tem na adição de massa magra.


Recomendações:

Então onde é que tudo isto nos deixa? Depois das pesquisas feitas, temos que aplicar esse conhecimento no mundo real, há algumas conclusões a que podemos chegar em relação á caseína e o assunto da Caseína vs. Whey:

Arrow A natureza combina as duas proteínas por uma razão, dado que ambas possuem propriedades únicas.

Arrow Se um indivíduo se está a alimentar de forma adequada para aumentar a massa magra, então provavelmente não haverá diferenças significativas entre o uso das duas proteínas. Misturar as proteínas com gorduras e carbohidratos, também irá alterar a sua velocidade de absorção.

Arrow A Whey, é provavelmente superior no pós treino, quando se procura utilizar uma proteína de absorção rápida.

Arrow A Caseína, será provavelmente melhor usada em períodos prolongados de tempo sem comer, especialmente durante a noite. 30-50 Gramas de caseína antes de deitar, pode proporcionar benefícios anti-catabólicos.

Arrow MRPs (i.e., productos que visam substituir uma refeição, tais como o LeanBody, MetRX, etc) são provavelmente melhores quando combinam whey e caseína tal como acontece na natureza. O leite de vaca contém aproximadamente 80% de Caseína e 20% de whey. O leite das mulheres gestantes contem uma divisão de cerca de 50/50, por isso, qualquer coisa entre esses dois valores, será provavelmente o ideal para usar num MRP (Substituto de refeições) comercial ou caseiro.

Arrow Durante dietas hipo calóricas (e.g., dietas para perda de gordura) a caseína é provavelmente a melhor a usar, para prevenir a perda de Massa Magra, devido á sua absorção lenta/efeito anti-catabólica. Combinar a Caseína com a whey, num rácio de 80/20 a 50/50, parece ser o ideal (embora seja claramente necessário mais pesquisa nesta área).


Conclusão final:


Do meu ponto de vista, a proteína whey consegue várias coisas que a caseína não pode, por isso não recomendo que as pessoas troquem a whey pela caseína exclusivamente. No entanto, recomendaria que as pessoas considerassem o uso das duas proteínas de forma estratégica como foi descrito acima. Os benefícios das duas proteinas parecem estar no seu tempo de digestão e absorção de ambas.


Fonte:
Traduzido a partir do livro “Bodybuilding Revealed“de Will brink


Última edição por Colossus em Qui Jan 28, 2010 11:44 am, editado 1 vez(es)
Colossus
Colossus
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 41
Localização : Planeta Terra!

https://fisioculturismo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre a Caseína! Empty Re: Tudo sobre a Caseína!

Mensagem  Sik Qui Jan 28, 2010 11:42 am

Muito Bom bro!

Continua! Very Happy Tudo sobre a Caseína! 926322
Sik
Sik
Admin

Mensagens : 443
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 37
Localização : Queluz

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre a Caseína! Empty Re: Tudo sobre a Caseína!

Mensagem  Twin_Master Sáb Jan 30, 2010 6:18 am

Bom trabalho que vocês estão a desenvolver no fórum, bastante informação útil sintetizada em tópicos como este, parabéns. Wink
Twin_Master
Twin_Master

Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/01/2010
Idade : 38
Localização : Lx

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre a Caseína! Empty Re: Tudo sobre a Caseína!

Mensagem  Colossus Sáb Jan 30, 2010 7:28 am

Twin_Master escreveu:Bom trabalho que vocês estão a desenvolver no fórum, bastante informação útil sintetizada em tópicos como este, parabéns. Wink

Fazemos o melhor possivel... Very Happy

Cumprimentos!
Colossus
Colossus
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 41
Localização : Planeta Terra!

https://fisioculturismo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre a Caseína! Empty Syntha-6

Mensagem  afsantos Sáb Mar 13, 2010 7:19 am

Pessoal comprei 2 kg de Proteina Syntha 6 para tomar ao deitar e ao acordar como fonte de proteina lenta!
O que acham?

Abraço

afsantos

Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre a Caseína! Empty Re: Tudo sobre a Caseína!

Mensagem  Colossus Sáb Mar 13, 2010 7:30 am

afsantos escreveu:Pessoal comprei 2 kg de Proteina Syntha 6 para tomar ao deitar e ao acordar como fonte de proteina lenta!
O que acham?

Abraço

Composição da BSN syntha 6:

Quantidade por colher (44g):
Calorias 200
Gordura 6g
Hidratos de carbono 13g
Fibra 5g
Proteina 23g
Cálcio 100mg
Fósforo 100mg
Sódio
Potássio 190mg

Como se pode ver, por cada dose (44g) contém 13 gramas de açucar (hidratos de carbono), 6 gramas de gordura e 5 gramas de fibras. Apenas quase metade do conteudo do produto é na verdade proteina.

Este produto não seria a minha escolha como fonte de proteina. Prefiro comprar uma Whey e uma Caseina por separado e mistuar quando e como que for conveniente, sem ter que levar com os acucares, gordura e fibra do syntha que prefiro ingerir de outras fontes, nomeadamente da alimentação diária.

Cumprimentos!
Colossus
Colossus
Admin

Mensagens : 904
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 41
Localização : Planeta Terra!

https://fisioculturismo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre a Caseína! Empty Syntha-6

Mensagem  afsantos Sáb Mar 13, 2010 8:38 am

Sim eu sei k tem 13g de hidratos de carbono, mas tive a ver em relaçao a outras caseinas, so tem mais 10g do k as normais, como a caseina da optimum k tem 3g de hidratos.
Mas no geral achas que é uma escolha muito má para tomar ao deitar e ao acordar? E que tou a fazer a dieta que o sik me recomendou, cortar nos hidratos e aumentar as proteinas para ir perdendo gordura, achas k me vai prejudicar a perda de gordura?

Abraço

afsantos

Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre a Caseína! Empty Re: Tudo sobre a Caseína!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos